Reflexões no Evangelho de Marcos

Mc 12.1-12 - A Parábola dos Lavradores Maus

Uma parábola era uma história contada tendo como pano de fundo o cotidiano da vida da época, com a finalidade de trazer uma lição de natureza espiritual ou moral. Na parábola do texto em apreço, o Senhor Jesus tratou da Sua rejeição por Israel culminando com o Seu assassinato e do consequente juízo de Deus sobre aquela nação.


Continuar lendo »


Mc 1.1-8 - João Batista

Marcos, o sobrinho de Barnabé, chamado no texto de Atos dos Apóstolos de João Marcos, começa o seu livro falando sobre o principio do Evangelho, as boas novas, de Jesus Cristo. Nesse primeiro versículo, Marcos revela as boas novas de salvação através de nosso Senhor Jesus Cristo e o apresenta como o Filho de Deus, evidentemente que encarnado.


Continuar lendo »


Mc 1.9-13 - O Batismo e Tentação de Jesus

Nessa seção, Marcos apresenta o batismo de Jesus por João Batista no Rio Jordão. O Senhor Jesus como Deus encarnado tecnicamente não precisava ser batizado por João devido o batismo de João ser o batismo para o arrependimento e Jesus não precisava se arrepender de pecados porque não os tinha. Ele se submeteu ao batismo de João para credenciar o batismo de João, para cumprir a lei e para ser batizado por nós pecadores que precisávamos de arrependimento.


Continuar lendo »


Mc 1.14-20 - Vocação dos primeiros apóstolos

Essa seção do Evangelho de Marcos começa falando sobre a prisão de João Batista e o começo do ministério público do Senhor Jesus na Galiléia. Esse ministério é iniciado com a pregação da chamada aos homens ao arrependimento e a crença no Evangelho, as boas novas de salvação através de Cristo. Jesus também, na pregação que fizera, revela o cumprimento do tempo do irrompimento do Reino de Deus na terra através de Sua pessoa.


Continuar lendo »


Mc 1.21-28 - A Cura do Endemoninhado em Cafarnaum

Nessa seção nos é apresentado por Marcos, em seu evangelho, um exorcismo feito por Jesus Cristo na cidade de Cafarnaum. A expulsão do demônio deu-se num dia de sábado em plena reunião na sinagoga. O Senhor Jesus, como judeu praticante fora aquela sinagoga no dia de sábado para participar dos serviços religiosos. 


Continuar lendo »


Mc 1.29-39 - A Cura da Sogra de Pedro

Depois de registrar a expulsão de um demônio feita por  Jesus na sinagoga de Cafarnaum, Marcos mostra o episódio da cura da sogra de Pedro naquela mesma cidade. Jesus ao chegar à casa de Pedro encontra a sogra dele com uma febre muito alta.  A pedido dos presentes, o Senhor graciosamente cura aquela mulher, que se levanta da cama curada e passa a servi-los.


Continuar lendo »