A Graça de Deus


Graça significa favor dispensado por Deus aos homens que, por causa do seu estado pecaminoso, de miséria espiritual, não têm merecimento algum. A palavra é de origem grega (charis) e tem entre outros significados o de dádiva ou dom.
É sabido pelas Escrituras que o homem não tem nada em si mesmo que venha a atrair o favor de Deus para a sua vida, pois ele é pecador aos olhos do Senhor, culpado, estando afastado de Deus e morto em seus delitos e pecados. “Pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” Rm 3.23.
A Bíblia Sagrada ainda nos revela que em Cristo a graça de Deus se tem manifestado (Tt 2.11). Isto quer dizer que tudo que o homem tem e possa ter é por concessão divina mediante os méritos de Cristo. Os méritos do grande Mediador é a única causa de termos o favor de Deus. João Batista disse que ninguém pode receber coisa alguma se do Céu não lhe for dada (Jo 3.27). Tiago, o irmão do Senhor, disse que toda a boa dádiva e todo o dom perfeito descem dos Céus, de Deus, para o homem. Tg 1.17.
A graça de Deus proporciona ao homem, através de Cristo, tudo o que pode fazê-lo verdadeiramente feliz, tanto neste mundo quanto na eternidade. Vejamos o que essa grandiosa graça nos proporciona, gratuitamente, em Cristo:
1) A graça nos proporciona perdão – O perdão dos pecados do homem é concedido graciosamente por Deus àquele que crê em Cristo. “Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça” Ef 1.7. “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus”Ef 2.8.
2) A graça nos proporciona libertação – O homem está escravizado pelo pecado, mas quando ele crê em Cristo a graça de Deus o liberta dessa escravidão. “ E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” Jo 8.32. “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres” Jo 8.36.
3) A graça nos proporciona restauração – O homem carcomido internamente pelo pecado, afastado de Deus, é restaurado a comunhão do Altíssimo unicamente pela graça. “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” 2 Co 5.17. “E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo e nos deu o ministério da reconciliação” 2Co 5.18.
4) A graça nos proporciona vida abundante – O homem está morto em seus delitos e pecados, mas quando recebe a graça de Deus em sua vida, ele passa a experimentar a verdadeira vida, vida abundante, vida feliz neste mundo e na eternidade. “Ele vos deu vida estando vós mortos em delitos e pecados” Ef 2.1. “E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará das minhas mãos” Jo 10.28. “ ... Eu vim para que tenha vida e a tenham com abundância” Jo 10.10.
5) A graça nos proporciona provisões – Deus prometeu provisionar todas as coisas para que os seus filhos tivessem as suas necessidades supridas neste mundo. “Porque o Senhor Deus é um sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam na retidão” Sl 84.11. “Mas buscai o reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas” Mt 6.33.
Amados, glorifiquemos a Deus pela sua abundante graça.