A França é um dos países mais secularizados da Europa e as manifestações de intolerância religiosa contra cristãos e judeus vêm se tornando comuns


A igreja evangélica Vie et Lumière (Vida e Luz) em Marselha, usava como local de culto uma tenda em um terreno. O ataque destruiu a estrutura e também inutilizou exemplares da Bíblia Sagrada.

A Igreja Vida e Luz é membro da Missão Evangélica Romani da França. A lona da tenda que a congregação usava para cultos e reuniões de oração foi rasgada, os móveis tombados e todas as Bíblias queimadas.

Segundo informações do portal Evangelical Focus, um membro da igreja que mora bem ao lado do terreno alugado pela congregação junto à prefeitura de Marselha foi quem descobriu o ataque e registrou a extensão dos danos.

“Aconteceu conosco como uma tempestade no meio do verão. Eles me ligaram para me dizer que a tenda havia caído. Tinha chovido muito nos últimos dias, então achei que o solo tinha amolecido. O dano provavelmente foi feito no dia anterior. Não sabemos quem poderia ter feito isso e não entendemos”, disse François Santiago, pastor da igreja.

A tenda foi erguida no início do verão, principalmente por conta da pandemia, para permitir maior ventilação e distância física do que no templo de alvenaria usado pela igreja. Porém, após o ataque, a estrutura está inutilizável.

“É uma tenda de circo, temos há 30 anos. Ver Bíblias queimadas não é legal. É vandalismo, está tudo quebrado”, lamentou Laurent Castagna, tesoureiro da igreja.

A situação é vista pelos membros como uma oportunidade de “dar a outra face”, e eles têm orado pelos agressores. Há três anos alguém já havia incendiado as instalações do mesmo terreno.

“Eles quebraram uma janela e colocaram fogo nela. Mas os sifões das pias esquentaram tanto que explodiram e a água apagou o fogo”, relembrou o tesoureiro.

O pastor acredita que agora é hora de descartar o que não presta e refazer o local de culto para que os membros, cerca de 100 pessoas, possam voltar a frequentar a igreja.

“Com o passe de saúde, vamos continuar lá fora. Pedimos a Deus que ilumine essas pessoas. Jesus nos diz para amar nossos inimigos e orar por aqueles que nos perseguem. Oramos a Deus pedindo ‘que encontrem Cristo’”, finalizou Santiago.

Gospel+