A Teologia do Serviço

A Teologia do Serviço


Autor: Pastor Eudes Lopes Cavalcanti


A Teologia do Serviço 
1 Cr 28.9,10

1) Identificando as Escrituras que tratam do assunto
1 Cr 28.9,10; Sl 100.2; Ml 4.18; Rm 12.11; 1 Co 15.58;…


2) Identificando aqueles que servem ao Senhor
- (João 15:16) - Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda. 
- (Romanos 6:18) - E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça. 
- (Romanos 6:22) - Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.
- (I Tessalonicenses 1:9) - Porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro,


3) Identificando a quem o serviço deve ser prestado 
- (Salmos 100:2) - Servi ao SENHOR com alegria; e entrai diante dele com canto.
- (Romanos 12:11) - Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;
- (Colossenses 3:24) - Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis.
- (I Crônicas 28:9) - E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com um coração perfeito e com uma alma voluntária; porque esquadrinha o SENHOR todos os corações, e entende todas as imaginações dos pensamentos; se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre.


4) Identificando o serviço que deve ser feito
a) Cultuar a Deus
- (Salmos 96:7) - Dai ao SENHOR, ó famílias dos povos, dai ao SENHOR glória e força. (Salmos 96:8) - Dai ao SENHOR a glória devida ao seu nome; trazei oferenda, e entrai nos seus átrios. (Salmos 96:9) - Adorai ao SENHOR na beleza da santidade; tremei diante dele toda a terra.
- (Salmos 98:5) - Cantai louvores ao SENHOR com a harpa; com a harpa e a voz do canto. (Salmos 98:6) - Com trombetas e som de cornetas, exultai perante a face do SENHOR, do Rei.
- (Mateus 4:10) - Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
- (Hebreus 13:15) - Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.
- (Lucas 24:53) - E estavam sempre no templo, louvando e bendizendo a Deus. Amém.
- (Romanos 12:1) - ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
b) Edificar os crentes na fé
- (II Pedro 3:18) - Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.
- (I Pedro 1:23) - Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.
- (I Pedro 2:2) - Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo;
- (Efésios 2:20) - Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; (Efésios 2:21) - No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. (Efésios 2:22) - No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.
- (Efésios 4:11) - E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, (Efésios 4:12) - Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; (Efésios 4:13) - Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, (Efésios 4:14) - Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. (Efésios 4:15) - Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, (Efésios 4:16) - Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.
- (I Corintios 14:12) - Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja.
- (I Corintios 14:26) - Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.
c) Proclamar o Evangelho
- (Salmos 96:2) - Cantai ao SENHOR, bendizei o seu nome; anunciai a sua salvação de dia em dia. (Salmos 96:3) - Anunciai entre as nações a sua glória; entre todos os povos as suas maravilhas.
- (Marcos 16:15) - E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. (Marcos 16:16) - Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
- (Mateus 28:19) - Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; (Mateus 28:20) - Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.
- (Lucas 24:47) - E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém.
- (Atos 1:8) - Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.
d) Cuidar dos santos necessitados
- (Gálatas 6:10) - Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.
- (Romanos 12:13) - Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade;
- (Hebreus 13:2) - Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, não o sabendo, hospedaram anjos.
- (I João 3:16) - Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos. (I João 3:17) - Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus?
- (Tiago 2:15) - E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, (Tiago 2:16) - E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? (Tiago 2:17) - Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.


5) Identificando a capacitação dada por Deus para o serviço
a) Os dons naturais
- (I Crônicas 12:1) - ESTES, porém, são os que vieram a Davi, a Ziclague, estando ele ainda escondido, por causa de Saul, filho de Quis; e eram dos valentes que o ajudaram na guerra. (I Crônicas 12:2) - Estavam armados de arco, e usavam tanto da mão direita como da esquerda em atirar pedras e em atirar flechas com o arco; eram dos irmãos de Saul, benjamitas. 
- (Atos 9:39) - E, levantando-se Pedro, foi com eles; e quando chegou o levaram ao quarto alto, e todas as viúvas o rodearam, chorando e mostrando as túnicas e roupas que Dorcas fizera quando estava com elas.
b) Os dons espirituais
- (Atos 21:9) - E tinha este quatro filhas virgens, que profetizavam.
- (Romanos 12:6) - De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; (Romanos 12:7) - Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; (Romanos 12:8) - Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.
- (I Corintios 12:8) - Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; (I Corintios 12:9) - E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; (I Corintios 12:10) - E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. (I Corintios 12:11) - Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.
- (Efésios 4:11) - E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, (Efésios 4:12) - Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;
c) O poder do Espírito Santo
- (Lucas 24:49) - E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.
- (Atos 1:8) - Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.
- (Atos 2:4) - E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
- (Atos 4:31) - E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.
- (Atos 4:8) - Então Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Principais do povo, e vós, anciãos de Israel,
- (Atos 13:52) - E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.


6) Identificando o modo como o serviço a Deus deve ser feito
a) Com alegria
- (Salmos 100:2) - Servi ao SENHOR com alegria; e entrai diante dele com canto.
- (Salmos 105:3) - Gloriai-vos no seu santo nome; alegre-se o coração daqueles que buscam ao SENHOR.
- (Atos 13:52) - E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.
- (Atos 20:24) - Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.
b) Com fervor
- (Romanos 12:11) - Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;
- (Atos 18:25) - Este era instruído no caminho do Senhor e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do SENHOR, conhecendo somente o batismo de João.
c) Com intensidade
- (I Crônicas 28:9) - E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com um coração perfeito e com uma alma voluntária; porque esquadrinha o SENHOR todos os corações, e entende todas as imaginações dos pensamentos; se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre.
- (Mateus 22:37) - E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
d) com dedicação
- (Atos 6:4) - Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.
- (Esdras 7:10) - Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar a lei do SENHOR e para cumpri-la e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos.
- (Josué 24:15) - Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.0
e ) Com amor e gratidão
- (Colossenses 3:15) - E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. 
- (Jonas 2:9) - Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei. Do SENHOR vem a salvação. 
- (Salmos 116:12) - Que darei eu ao SENHOR, por todos os benefícios que me tem feito? (Salmos 116:13) - Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do SENHOR. (Salmos 116:14) - Pagarei os meus votos ao SENHOR, agora, na presença de todo o seu povo. 
f) Com prioridade
- (Mateus 6:33) - Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
- (Lucas 9:59) - E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: SENHOR, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai. (Lucas 9:60) - Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus. (Lucas 9:61) - Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa. (Lucas 9:62) - E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.


7) Identificando as recompensas dadas por Deus aqueles que servem com fidelidade
a) Recompensas materiais
- (Marcos 10:29) - E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, (Marcos 10:30) - Que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna.
- (I Timóteo 5:17) - Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina; (I Timóteo 5:18) - Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário.
- (I Corintios 9:14) - Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.
- (Mateus 6:33) - Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
b) Recompensas espirituais
- (Mateus 25:23) - Disse-lhe o seu SENHOR: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
- (Mateus 25:34) - Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;... (Mateus 25:40) - E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
- (João 12:26) - Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará.
- (I Corintios 3:8) - Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho. ... (I Corintios 3:14) - Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.
- (II Timóteo 4:8) - Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda