Noticias do Mundo Evangélico


Fiel estabelece recorde da cópia manual da Bíblia mais rápida do Brasil


Fiel estabelece recorde da cópia manual da Bíblia mais rápida do Brasil

Um empresário do interior de São Paulo estabeleceu um recorde de cópia manual mais rápida da Bíblia Sagrada no Brasil.

Wandemberg Marques, que vive em Atibaia (SP), alcançou o topo de um ranking de pessoas que se dedicaram a transcrever a Bíblia Sagrada. A lista é organizada pela empresa Rank Brasil, que não tem ligação com o Guinness.

Marques, 53 anos, levou três meses e 22 dias para completar a transcrição, entre os dias 16 de maio e 7 de setembro. Ele contou que sua motivação para a tarefa veio de adversidades que atravessou em 2020 e que o inspiraram a se aprofundar na fé cristã.

No começo deste ano, ele se inscreveu no Rank Brasil e se preparou para o desafio. Ao terminar, o manuscrito ficou com 1.288 páginas, sendo necessário o uso de 52 canetas para finalizar a cópia, além de média diária de 15 horas de escrita para alcançar o recorde.

De acordo com informações do portal G1, o trabalho constante resultou em muitas dores, inchaços e luxações na mão, levando à perda temporária da sensibilidade nos dedos e restrição de movimentos.

“Tive que ter muita força de vontade. Teve hora, principalmente no final, que tive que superar todas as dores e todas as condições, porque tinha um objetivo a ser atingido”, contou, revelando ter sido necessário fazer fisioterapia.

“Sem a fisioterapia seria impossível realizar esse trabalho. A fisioterapia é algo fundamental. Até porque eu sabia, e eu havia me programado para ter todas as dores, mas não sabia que seriam tantas”, admitiu.

Além do recorde de menor tempo de transcrição da Bíblia, Marques recebeu um segundo troféu por alcançar a marca de maior quantidade de canetas usadas em uma cópia manual das Escrituras.

Outras cópias

Em 2013, após quatro anos de dedicação, um homem à época com 63 anos e morador de Nova York concluiu sua cópia manuscrita da Bíblia e afirmou ter se tornado mais paciente: “Valeu a pena. Vou sentir falta de escrever isso”, disse o escriba, como Philip Patterson passou a ser tratado.

Membro da Igreja Presbiteriana de São Pedro, Patterson trabalhava como decorador de interiores e finalizou sua cópia com 2.400 páginas.

Já em 2021, uma mulher de 28 anos com síndrome de Down concluiu a sua cópia manual da Bíblia após dez anos de dedicação. “Quero inspirar as pessoas a escreverem a Bíblia como eu”, disse Caroline ao contar sobre sua motivação para se dedicar à tarefa.

Caroline Campbell foi recebida e aplaudida por toda a congregação da Community Bible Church, em Beaufort, na Carolina do Norte (EUA), onde é membro.

Gospel+